Mediante atualização do decreto de isolamento social e com a reabertura econômica , Maceió permanece na fase azul e vem sendo sempre mencionado entre os destinos mais desejados do Brasil nas principais agências de viagens on-line e presenciais. Mas não para por aí, pois a capital alagoana também está entre os 5 destinos mais desejados do Nordeste.
Com base nestes dados, a retomada do turismo pós-pandemia também foi amplamente discutida, pois além do desafio de restabelecer a confiança do turista em viajar, a prefeitura teve que realizar algumas mudanças nas atividades turísticas para atender todas as medidas impostas durante a pandemia.
“Essas medidas serão construídas junto ao trade turístico e ao governo estadual, para que juntos consigamos oferecer maior segurança aos visitantes que chegarão a Maceió depois que a crise passar. É o momento de observar outros destinos turísticos que já começam a flexibilizar o isolamento social, adaptar ideias à realidade dos produtos de Maceió, estudar e planejar as adequações para entender e atender essa demanda com excelência quando a situação apontar para um retorno possível” pontuou Jair Galvão da Semtel .
A procura por Maceió não é à toa. Viajantes procuram por destinos de sol e mar quando a crise passar – com experiências ao ar livre e de contato com a natureza, características da nossa capital – informações de pesquisas recentes, como a do portal especializado em turismo Panrotas.
O Governo do estado elaborou uma proposta de protocolos para retomada, especificando as diversas fases (de avanço ou recuo) em Alagoas, o que vem sendo aplicado e acompanhado quanto aos setores que estão tendo seu funcionamento permitido.
Isso muito direcionou os gestores pois além do serviço ofertado pelos mesmos, os clientes (autóctones ou turistas) poderão ser melhor direcionados para toda a cadeia produtiva.
Sabemos que a fase azul é um momento que ainda requer atenção, porém algumas medidas podem ser flexibilizadas.
Então que possamos ficar atentos e seguir as regras gerais do protocolo sanitário, para continuarmos com a possibilidade de avanço de fases e nos adaptar da melhor forma, tanto como profissionais quanto como clientes para com a transição do “novo normal”.
Por Mariana Silva – Analista em turismo
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